Incidência acumulada ao longo do tempo.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Gripenet Brasil na Ciência Hoje

Confiram a reportagem sobre o Gripenet Brasil na Ciência Hoje online
http://cienciahoje.uol.com.br/145651


Gripenet Brasil

Gadget do Gripenet já está disponível!!


A primeira versão do "gadget" do Gripenet Brasil compatível com a plataforma OpenSocial já está disponível.

Através deste pequeno aplicativo, os usuários cadastrados no gripenet poderão manter-se antenados na epidemia de dentro do gmail, orkut, Hi5, ou sua rede social favorita, desde que dê suporte ao Open Social.



Como nosso aplicativo ainda é muito novo, ainda não passou pelo sistema de aprovação do Orkut para que que possa ser distribuido nesta plataforma. Por enquanto já testamos no Hi5, e no gmail.

Instruções para o Gmail:
Na página principal do Gmail,
  1. Clique em configurações (settings) e selecione a aba "labs";
  2. no pé da página, clique em "habilitar qualquer gadget por url" e clique em "salvar mudanças";
  3. Agora você vai ver uma aba "gadgets" na tela de configurações;
  4. Vá até a aba "gadgets" e entre a seguinte url: http://www.gripenet.com.br/site_media/gadget/gripenetgadget.xml
Pronto! o aplicativo gripenet vai aparecer no seu gmail!


O aplicativo Gripenet o manterá informado do histórico de gripe e febre dentre os participantes, e no futuro incluiremos ainda mais informações para você diretamente em sua plataforma social preferida. Você també será informado automáticamente quando chegar a hora de atualizar o seus sintomas, e poderá fazê-lo de dentro do aplicativo sem ter que sair da página do Orkut, Gmail, ou Hi5. No caso do Gmail, sugerimos clicar em canvas (no topo do aplicativo) para ampliar a janela do aplicativo antes de clicar nos botões de relatar sintomas.

Boa saúde a todos!

Flávio





Gripenet Brasil

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Preocupação com a pandemia de gripe é justificada

Dra. Margaret Chan, Diretora da Organização Mundial de Saúde

Parte da fala proferida em Genebra, 18 de maio de 2009


Novas doenças são, por definição, pouco conhecidas no momento de seu surgimento, e isto é em particular, verdadeiro quando se trata do virus influenza.

Seu comportamento é notoriamente imprevisível. O comportamento de uma pandemia é imprevisível assim como o vírus que a causa. Ninguém pode adivinhar como a presente situação evoluirá.

O surgimento do vírus H1N1 cria uma grande pressão nos governos, ministérios da saúde e a OMS, para que tomem as decisões certas, nos momentos certos, em momento de grande incerteza científica.

No dia 29 de Abril, eu elevei o alerta pandêmico da fase 4 para a 5. Permanece em 5, até o dia de hoje.

Este virus pode nos ter dado um tempo, mas nós não sabemos quão longo este tempo será. Ninguém pode dizer se esta é uma calmaria antes da tormenta.

A presença do virus já está confirmada em vários países do hemisfério sul, onde a epidemia sazonal em breve iniciará. Nós temos todas as razões para estarmos preocupados com interações entre este novo vírus e os outros já em circulação.

Uma característica definidora de uma pandemia é a vulnerabilidade universal da população mundial à infecção. Nem todas as pessoas se infectam, mas quase todas estão em risco.

A capacidade de fabricação de drogas antivirais e vacinas é finita e insuficiente para um mundo de 6.8 bilhões de pessoas. É absolutamente essencial que os países não desperdicem estes preciosos recursos por medidas mal tomadas.

Até agora, a maioria dos surtos ocorreram em países com boa capacidade de detecção e notificação. (...)

Uma pandemia de influenza é a expressão extrema da necessidade de solidariedade ante uma ameaça compartilhada.

Nós somos afortunados por estes surtos estarem causando doenças em geral brandas nestes dias iniciais.

Eu recomendo fortemente que a comunidade internacional use este período com sabedoria, veja tudo o que se pode fazer, coletivamente, para proteger os países em desenvolvimento, de mais uma vez, suportar o peso maior do contágio global.

(...)

O mundo de hoje é mais vulnerável aos efeitos de uma pandemia de gripe do que em 1968, quando ocorreu a última pandemia.

A velocidade e o volume das viagens internacionais aumentaram imensamente. Qualquer cidade com um aeroporto está imediatamente em risco. A inter-dependência entre os países amplificam o potencial para ruptura econômica. (...)

A maioria dos casos graves e fatais com o vírus H1N1, for a do México, tem ocorrido em pessoas com quadros crônicos subjacentes. Nos anos recentes, a carga de doenças crônicas aumentou dramaticamente, com uma mudança de tendência, de países ricos para países pobres.

Hoje, cerca de 85% da carga de doenças crônicas está concentrada em países de baixa e média renda. As implicações são óbvias. Os países em desenvolvimento formam, de longe, o maior bolsão de pessoas em risco de infecções severas e fatais de H1N1.

Uma característica dos surtos atuais é a presença de diarréia e vômito, em cerca de 25% dos casos, isto é incomum.

Se o vírus for detectado nas fezes, isto adicionará uma outra rota de transmissão. A significância seria maior em áreas sem serviços adequados de esgoto, incluindo grandes favelas urbanas.

A próxima pandemia de gripe será a primeira a ocorrer após a emergência do HIV/AIDS e o ressurgimento da tuberculose, também em suas formas resistentes. O mundo de hoje têm milhões de pessoas cujas vidas depended do suprimento regular de drogas e o acesso regular aos serviços de saúde.

A maioria destas pessoas vivem em países onde os sistemas de saúde já estão sobrecarregados, e com poucos recursos. A crise financeira deve aumentar esta carga ainda mais, conforme mais pessoas deixam o sistema privado e se voltam para os sistemas públicos.

Nós temos boas razões para acreditar que mulheres grávidas tenham um risco aumentado de infecções fatais com o novo virus. Nós perguntamos: O espalhamento do virus H1N1 aumentará o já inaceitavelmente alto livel de mortalidade maternal, a qual está ligada à sistemas de saúde fracos?

" Os virus influenza tem a grande vantagem da surpresa do seu lado. Mas virus não são espertos. Nós somos. "

"Uma pandemia de influenza é uma expressão extrema da necessidade de solidariedade global. Nós estamos nesta juntos. E nós atravessaremos esta, juntos."


Traduzido por: Gripenet Brasil

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Veja, no "Sobre a Gripe", a situação atual da epidemia no mundo

Nós estamos acompanhando a epidemia de Gripe AH1N1 no Brasil e no mundo.
Confira os números e as tendências no

http://www.gripenet.com.br/about_AH1N1/