Incidência acumulada ao longo do tempo.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

O que determina a severidade da gripe?

A severidade da gripe depende tanto de características do vírus quanto da pessoa sendo infectada. Fatores importantes são: idade, estado de saúde, e exposição anterior ao mesmo virus ou à vírus semelhantes, sendo os muito jovens, os idosos, as grávidas e aqueles com algum outro comprometimento clínico os mais em risco no caso de gripes comuns, sazonais (não pandêmicas).

Estes são os grupos para quem a vacina sazonal é em geral recomendada, assim como a vacina contra pneumococus (a bactéria que em geral aproveita-se do estado gripal, para infectar e causar uma pneumonia).


A natureza da resposta imunológica inata também é um importante fator determinante. Ao contrário do que se pensaria, quanto mais forte é esta resposta, maior o risco de morte. Isso porque os anticorpos neutralizantes, que são os puramente protetores, demoram vários dias para serem produzidos. Quem chega primeiro na linha de defesa são as células imunológicas inatas, que são ativadas em poucas horas. Esta resposta do nosso organismo envolve o aumento da permeabilidade dos vasos, edema, e o grande fluxo de células imunes causam destruição de tecido, com consequências para o funcionamento do pulmão.


Esta chamada 'tempestade de citocina' foi primeiro reconhecida em pessoas infectadas pelo virus da gripe aviária H5N1, e provavelmente esteve envolvido no excesso de mortes registrado em jovens, na gripe espanhola.

Fonte: Doherty P & Turner S. 2009. Q&A: What do we know about influenza and what can we do about it? Journal of Biology, 8:46


Gripenet Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário